Rosana Maria Nascimento de Assunção

Disponibilidade para Orientação:
Instituição:
Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Química (1995) e doutorado em Ciências, área de concentração Físico-química, pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Uberlândia lotada no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP, campus Pontal. É professora credenciada nos programas de pós-graduação em Química e Biocombustíveis da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Físico-química, com enfase na área de materiais lignocelulósicos, desenvolvendo projetos relacionados a modificação química de polímeros obtidos de fontes lignocelulósicas e polímeros sintéticos visando o desenvolvimento de materiais para várias aplicações como filmes/membranas poliméricas, matrizes para liberação controlada de espécies bioativas e suporte/catalisadores para produção de esteres metílicos. Atua também na caracterização físico-química de polímeros.

Publicações em destaque

1. Regenerated Cellulose Membrane from Peanut Shell for Biodiesel Purification
    Anizio Márcio de Faria, Rosana Maria Nascimento de Assunção, Reis, A.M.S., Vieira, A.T., Santos, A.L.R., Ferreira, M.V., Batista, A.C.F., Rodrigues Filho, G., Ribeiro, E.A.M.
    Reis, A.M.S.; Vieira, A.T.; Santos, A.L.R.; Ferreira, M.V.; Batista, A.C.F.; Assunção, R.M.N.; Rodrigues Filho, G.; Ribeiro, E.A.M.; Faria, A.M. Regenerated Cellulose Membrane from Peanut Shell for Biodiesel Purification. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 31, p. 1011-1020, 2020.
  2. Regenerated Cellulose Membrane from Peanut Shell for Biodiesel Purification
    Rosana Maria Nascimento de Assunção, Anizio Márcio de Faria, Ana Maria Reis, Andressa Vieira, Allyson Santos, Marcos Ferreira, Antônio Batista, Guimes Rodrigues Filho, Elaine Ribeiro
    Reis, Ana Maria ; Vieira, Andressa ; Santos, Allyson ; Ferreira, Marcos ; Batista, Antônio ; Assunção, Rosana ; Rodrigues Filho, Guimes ; Ribeiro, Elaine ; Faria, Anizio . Regenerated Cellulose Membrane from Peanut Shell for Biodiesel Purification. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 31, p. 1011-1020, 2020.
  3. Optimization of the oxidative fast pyrolysis process of sugarcane straw by TGA and DSC analyses
    Ferreira, Rondinele Alberto dos Reis; Meireles, Carla da Silva; Assunção, Rosana Maria Nascimento; Barrozo, Marcos Antônio S.; Soares, Ricardo Reis. Optimization of the oxidative fast pyrolysis process of sugarcane straw by TGA and DSC analyses. Biomass & Bioenergy, v. 134, p. 105456, 2020.