Processos Seletivos

Ingresso
Edital PPBIC/IQUFU/UFU/UFVJM nº 06/2021
11/02/2022 - 18:53

Processo seletivo - orientações, formulários e modelos de documentos

por Portal PPGBiocomb
Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 25/05/2021 - 16:04
Público-alvo:
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto:
Documentos / Doutorado / Mestrado / Processos seletivos / Projetos / Serviços
Definições:

Para ingressar no mestrado ou doutorado em Biocombustíveis são realizados processos seletivos pelo Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis. As inscrições para os processos seletivos são realizas de acordo com o edital próprio de cada processo e divulgado nesta página web. As datas de inscrição, de provas e de matrículas dos ingressantes são divulgadas nos editais e estão de acordo com o Calendário Acadêmico da Pós-graduação. Oportunidades de bolsas para mestrado e doutorado poderão estar associadas ao edital de ingresso ou em editais específicos de bolsas. Se atente aos editais de Processos Seletivos de ingresso e Bolsas. As avaliações dos processos anteriores (provas e gabaritos) se encontram anexadas em seus respectivos editais.

No caso de pós-doutorado, o cadastro de ingressantes, com ou sem bolsa, é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,  diapg@propp.ufu.br. Procedimentos no link:  http://www.propp.ufu.br/procedimento/procedimentos-para-o-programa-de-pos-doutorado-da-universidade-federal-de-uberlandia Para saber mais sobre bolsas de pós-doutorado, confira o link de Bolsas e saiba mais sobre oportunidades e processos seletivos de bolsas.

Requisitos:

São pré-requisitos para prestar o Processo Seletivo:

1. Para o Mestrado: poderão concorrer ao Curso de Mestrado Acadêmico candidatos egressos de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC. A admissão ao Curso de Mestrado ficará sujeita à aprovação em exame de seleção constituído de: avaliação de histórico escolar do curso de graduação; avaliação do curriculum vitae; e prova escrita.  Os critérios de pontuação serão regulados por normativa específica do programa e disponibilizados em edital.
  2. Para o Doutorado: As vagas previstas, para o nível de DOUTORADO, destinam-se aos egressos de cursos de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A admissão ao Curso de Doutorado ficará sujeita à aprovação em exame de seleção constituído de: avaliação do curriculum vitae; prova escrita; avaliação de projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de pesquisa do programa por meio de documento impresso e apresentação oral seguida de arguição. Os critérios de pontuação serão regulados por normativa específica do programa e disponibilizados em edital.
  3. Para pós-doutorado: ver requisitos nos editais específicos.

Poderão se inscrever condicionalmente os matriculados no último semestre letivo, ou último ano letivo dos cursos de graduação ou mestrado, devendo, nestes casos, a conclusão ou defesa do curso ser realizada em data anterior ao período de matrícula do Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis. Para os candidatos estrangeiros, deverá ser apresentada documentação comprobatória de reconhecimento do título de graduação (ou mestrado) ou o protocolo de processo de reconhecimento já em tramitação em instituição competente.

Setor Responsável: