Edital PPGBIOCOMB nº. 002 /2021, de 28 de maio de 2021

Público-alvo:
Estudante
Comunidade externa

1.1. O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Parcerias Estratégicas nos Estados foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Portaria N. 131, 03 de setembro de 2020. Através desse programa serão financiadas bolsas de estudo de mestrado, doutorado e pós-doutorado em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa nos Estados da federação. Com a aprovação da proposta do Plano de Desenvolvimento da FAPEMIG no âmbito PDPG, através do Edital 18/2020, a FAPEMIG e a CAPES celebraram o Acordo de Cooperação Técnica n. 54/2021, publicado no Diário Oficial da União em 31 de março de 2021, cujo objeto é a cooperação acadêmico-científica entre os partícipes, visando promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós−Graduação Emergentes e em Consolidação nos estados, em áreas prioritárias, eleitas para o cumprimento dos objetivos do Edital 18/2020. Entre os programas de pós-graduação beneficiados no Estado de Minas Gerais figura o Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis da UFVJM-UFU, que concorreu na área prioritária intitulada ‘Fontes de Energias Renováveis’ e sua proposta de linha temática intitulada ‘Pesquisa e desenvolvimento das cadeias de biocombustíveis e biorrefinarias baseadas em macaúba, cana-deaçúcar, sorgo e resíduos urbanos ou agroindustriais’ foi contemplada com duas (2) cotas de bolsas de mestrado e quatro (4) cotas de bolsas de doutorado.

1.2. Nesse contexto e no uso de suas atribuições legais, O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biocombustíveis, constituído pela associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), torna público os critérios para seleção interna de candidaturas a bolsas de estudos para discentes matriculados nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Biocombustíveis em consonância com as “diretrizes para submissão de proposta – N.091/2021” da FAPEMIG.

1.3. Este edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em reunião realizada em sua 46ª reunião ordinária, realizada em 25/05/2021. 1.3. As publicações relacionadas a este edital serão feitas no sítio eletrônico do Programa de Pósgraduação Stricto Sensu em Biocombustíveis, localizado no endereço http://site.ufvjm.edu.br/ppgbiocomb/, e terão o caráter de ato oficial.

VEJA O EDITAL COMPLETO LOGO ABAIXO

Datas Importantes: